domingo, 5 de setembro de 2010

Inauguração | JACK TEAGLE @ DAMA AFLITA | 11 Set | 17h




Olá a todos,
regressados da praia e dos mojitos, reabrimos a Dama Aflita no próximo sábado, dia 11 de Setembro, com um convidado especial,
Jack Teagle, ilustrador britânico que expõe pela primeira vez no nosso país.
A exposição Zona de Combate inaugura às 17h e contará com a presença do autor.


Depois da inauguração a festa continua no Passos Manuel para mais uma sessão amigável de BINGO com Hang_The_Dj + Tam.

Mais uma vez contamos com a vossa presença.




---------------------------------------------------


JACK TEAGLE
Zona de Combate



INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO DIA 11 DE SETEMBRO (SÁBADO) às 17:00h



Sobre a exposição:
A Galeria Dama Aflita inaugura dia 11 de Setembro "Zona de Combate" de Jack Teagle, exposição inédita que marca o arranque da nova temporada.
A exposição é primeira em Portugal deste ilustrador inglês, cujo universo pessoal e criativo é totalmente preenchido em ícones da cultura popular (lutadores de wrestling, heróis de séries televisivas e banda desenhada, etc.), relacionando-as de forma inesperada com figuras mitológicas, religiosas ou fantásticas (Minotauro, Anúbis, Jesus Cristo). Envolvidas quase sempre em situações de luta ou em contextos mundanos, demasiado mundanos até, como a solução de pequenos dramas do quotidiano. Em ambos os casos, com desfechos que têm tanto de inglório, como de desconcertante e cómico. Esta temática aguerrida e maniqueísta, que além do "bem contra o mal" toca no "clássico contra o contemporâneo", surge aqui numa perspectiva aparentemente infantil, muito graças ao ridículo das situações encenadas por Teagle, mas também através das cores, fortes, e da representação da figura, plastificada. Nessa linha, além de ilustrações, quadros e pequenas histórias, o ilustrador apresenta ainda na Galeria Dama Aflita um conjunto de figuras de acção alteradas pelo próprio, uma forma de materializar aquilo que ilustra. A não perder.



Sobre o autor:

Jack Teagle, ilustrador, pintor e autor de banda desenhada, vive numa quinta isolada no sudoeste de Inglaterra. Licenciou-se em Ilustração pela Universidade de Plymouth em 2009. A inspiração surge a partir dos seus passatempos preferidos: coleccionar figuras de acção (action figures) e ler banda desenhada. No seu trabalho encontramos referências à cultura popular, ao humor, à solidão e à violência, atribuindo desta forma um toque bizarro às suas ilustrações e narrativas.

Contribui com ilustrações para inúmeras publicações, empresas e agências, entre as quais, Daddy Donkey, Publicis, Research World
Magazine, Hassle Records, Digital Artist, Jazzsteppa Records e Havana Club Rum. Recebeu em 2009 o prémio D&AD, na categoria New Blood; expôs a solo na Nobrow, Londres, em 2010; participou em várias colectivas internacionais e recentemente editou a BD "Jeff Job Hunter" pela editora Nobrow.



Comissariado: Paulo Patrício



Entrada Gratuita



Horários de Funcionamento:
segunda a sábado das 15h às 19h.



Dama Aflita

Rua da Picaria, 84

4000 PORTO
Portugal

Sem comentários: