terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Paulo Patrício @ Dama Aflita | Inaugura dia 5 Dez, 17H




PAULO PATRÍCIO
Périplo

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO DIA 5 DE OUTUBRO (SÁBADO) às 17:00h
TERMINA A 9 DE JANEIRO



Sobre a exposição:
A exposição "Périplo" recolhe uma selecção de ilustrações de Paulo Patrício, inéditas e que revelam um lado menos conhecido do trabalho do autor. Feitas em viagem pela orla do Mediterrâneo, passando sempre e repetidamente pela Grécia. Resultam de circunstâncias, uma viagem de barco entre praias, um minuto à espera para ser servido numa esplanada, e que por isso mesmo, nada têm de cliché National Geographic. O registo é rápido e desinibido, tanto serve para fixar um momento íntimo, como para fazer uma observação directa sobre quem está ou passa à volta dele. Seja em Koufonisia, Cannes ou Alexandria. Noutros trabalhos, cruza apontamentos caligráficos com publicidade, diálogos soltos e iconografia avulsa. Em ambos, é revelado o modo, acção e processo de um outro périplo, o do próprio desenho.



photo: Daniel Pires

Sobre o autor:
Ilustrou para inúmeras publicações, agências e instituições, com trabalhos presentes em importantes mostras e colectâneas de desenho e ilustração, entre as quais, "Ilustração Portuguesa", "Pictoplasma" e "1 Século, 10 Lápis, 100 Desenhos – Viarco Express".

Dentro da banda desenhada: recebeu vários prémios, como o de Melhor Argumento Álbum Português do FIBDA em 2002, pela novela gráfica Canção do Bandido, com desenhos de Rui Ricardo. Assinou 3 séries de banda desenhada, em parceria com Nuno Saraiva, para o semanário Expresso. Também colaborou na imprensa internacional, como é o caso do jornal suíço Die Wochenzeitung, e online no site norte-americano de bd
Serializer.net. Tem ainda histórias curtas publicadas um pouco por todo o lado, desde a portuguesa Quadrado à mexicana Complot, e em colectâneas como "Uma Revolução Desenhada - O 25 e Abril e a BD" e "Oupus", esta última editada pela prestigiada editora francesa L’Association.

É editor do Le Sketch, mini-comic gratuito com distribuição internacional, que em cada número apresenta uma selecção de esboços de vários autores e ilustradores.


links úteis:
Paulo Patrício
Le Sketch
Quotes on Comics

Sem comentários: